Última alteração: 2021-11-22
Resumo
As funções executivas (FE) são habilidades cognitivas necessárias para se alcançar objetivos e realizar atividades do cotidiano. Os professores precisam, através dos conteúdos e estratégias que são trabalhados dentro das suas disciplinas, realizar intervenções adequadas para ajudar no desenvolvimento destas habilidades. Essas funções são divididas em controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, além de outras mais complexas, como resolução de problemas, planejamento, raciocínio e autorregulação. A presente pesquisa tem como objetivo observar e analisar o trabalho de uma professora na intervenção das FE nas aulas de Ciências com alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de São Paulo no momento de pandemia do Covid-19. Os participantes da pesquisa foram 1 professora que passou por um treinamento inicial sobre FE, e os seus 33 alunos durante as aulas que aconteceram de forma remota, sendo acompanhada através de observações e entrevistas semiestruturadas feitas com a professora. Os resultados obtidos são que a intervenção nas FE e o desempenho escolar, principalmente nas aulas de Ciências, estão interligadas, sendo de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, mas o professor tem dificuldade para colocar em prática essa intervenção. Conclui-se que as FE correspondem as habilidades essenciais para que os alunos tenham um bom desempenho escolar, principalmente no momento das aulas remotas, mas é necessário um acompanhamento para que os professores utilizem as estratégias de forma correta e efetiva durante as aulas.