Última alteração: 2021-11-22
Resumo
Este artigo trata sobre a inserção da matemática financeira no ensino médio, visto que é essencial para a formação de consumidores conscientes na era da informação e da tecnologia. O que se propõe é a inserção nos anos finais da educação básica conceitos essenciais de finanças que sejam suficientes para o pleno exercício da vida civil, subsidiando conhecimento suficiente para tomar decisões, por isso foram selecionados os conceitos de capitalização simples, capitalização composta e sistemas de amortização Price e SAC, os quais são os mais comuns de serem utilizados no cotidiano, tal como em operações em bancos. Foram expostos os conceitos a partir de referências bibliográficas especializadas em matemática financeira disponibilizadas na biblioteca eletrônica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, inclusive quanto aos conteúdos educacionais que versam sobre a aplicabilidade da matemática nos anos finais da educação básica. Também foi verificado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a inserção desses conteúdos no ensino médio e como isso deve ser realizado. E, igualmente, foram utilizados exemplos com a finalidade de aplicar os conceitos no cotidiano, além de ser manuseado o software Wolfram Mathematica na obtenção de gráficos com os devidos códigos-fonte, visando mostrar que é possível utilizar softwares com linguagens de programação em salas de aula.