A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES, CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (PRICE E SAC)
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES, CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (PRICE E SAC) |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Jezer Munhoz; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Ariovaldo José de Almeida |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | |
4. | Descrição | Resumo | Este artigo trata sobre a inserção da matemática financeira no ensino médio, visto que é essencial para a formação de consumidores conscientes na era da informação e da tecnologia. O que se propõe é a inserção nos anos finais da educação básica conceitos essenciais de finanças que sejam suficientes para o pleno exercício da vida civil, subsidiando conhecimento suficiente para tomar decisões, por isso foram selecionados os conceitos de capitalização simples, capitalização composta e sistemas de amortização Price e SAC, os quais são os mais comuns de serem utilizados no cotidiano, tal como em operações em bancos. Foram expostos os conceitos a partir de referências bibliográficas especializadas em matemática financeira disponibilizadas na biblioteca eletrônica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, inclusive quanto aos conteúdos educacionais que versam sobre a aplicabilidade da matemática nos anos finais da educação básica. Também foi verificado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a inserção desses conteúdos no ensino médio e como isso deve ser realizado. E, igualmente, foram utilizados exemplos com a finalidade de aplicar os conceitos no cotidiano, além de ser manuseado o software Wolfram Mathematica na obtenção de gráficos com os devidos códigos-fonte, visando mostrar que é possível utilizar softwares com linguagens de programação em salas de aula. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2021-11-22 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/XVII/paper/view/2768 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XVII - Jornada de Iniciação Científica - 2021 |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |