Exibir metadados

A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES, CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (PRICE E SAC)


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES, CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (PRICE E SAC)
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Jezer Munhoz; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ariovaldo José de Almeida
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo

Este artigo trata sobre a inserção da matemática financeira no ensino médio, visto que é essencial para a formação de consumidores conscientes na era da informação e da tecnologia. O que se propõe é a inserção nos anos finais da educação básica conceitos essenciais de finanças que sejam suficientes para o pleno exercício da vida civil, subsidiando conhecimento suficiente para tomar decisões, por isso foram selecionados os conceitos de capitalização simples, capitalização composta e sistemas de amortização Price e SAC, os quais são os mais comuns de serem utilizados no cotidiano, tal como em operações em bancos. Foram expostos os conceitos a partir de referências bibliográficas especializadas em matemática financeira disponibilizadas na biblioteca eletrônica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, inclusive quanto aos conteúdos educacionais que versam sobre a aplicabilidade da matemática nos anos finais da educação básica.  Também foi verificado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a inserção desses conteúdos no ensino médio e como isso deve ser realizado. E, igualmente, foram utilizados exemplos com a finalidade de aplicar os conceitos no cotidiano, além de ser manuseado o software Wolfram Mathematica na obtenção de gráficos com os devidos códigos-fonte, visando mostrar que é possível utilizar softwares com linguagens de programação em salas de aula.

 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2021-11-22
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/XVII/paper/view/2768
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XVII - Jornada de Iniciação Científica - 2021
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.