Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIII Jornada de Iniciação Científica e VII Mostra de Iniciação Tecnológica - 2017

Tamanho da fonte: 
Avaliação da versão do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob a perspectiva dos estudantes de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Arthur Grangeiro Souza, Solange Duarte Palma de Sá Barros

Última alteração: 2019-01-17

Resumo


Este trabalho tem por objetivo avaliar a usabilidade do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle utilizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie baseado na visão de seus alunos. Para o desenvolvimento deste artigo foi feita uma avaliação das possibilidades e limitações do Moodle como ferramenta de apoio a educação tradicional e uma análise de sua usabilidade sob o a ótica dos pesquisadores. Por fim um questionário foi disponibilizado para os estudantes da universidade a fim de conhecer melhor seus hábitos de acesso a plataforma e sobre a qualidade da experiência percebida ao utilizarem o Moodle da universidade em dispositivos móveis, especificamente smartphones e tablets. A conclusão a que chega esse artigo é de que a experiência da maioria dos alunos ao acessarem o Moodle em dispositivos móveis é boa, mas ainda há espaço para melhorias, e que isso é importante, pois a grande maioria dos estudantes já utilizou a plataforma via smartphone ou tablet.

Palavras-chave: Usabilidade. Dispositivos móveis. Moodle.


Texto completo: PDF