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PROPOSTA DE ROLE-PLAYING GAME (RPG) PARA O ENSINO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2017-12-13
Resumo
Distintos autores criticam as aulas discursivas comumente presentes em nossas escolas, e diferentes trabalhos são elaborados com o objetivo de apresentar novas formas de se pensar a educação. Vários desses trabalhos utilizam jogos para auxiliar a construção do conhecimento por parte dos alunos e alunas. Alguns deles são desenvolvidos especialmente para o ensino, mas há jogos criados para o entretenimento que foram posteriormente adequados à sala de aula. Dentre os jogos de entretenimento comumente adaptados para o campo da educação temos o RPG (Role-Playing Game), que apresenta como principal característica a possibilidade de permitir aos seus participantes a interpretação de diferentes papeis. O objetivo deste estudo é propor um RPG criado para o ensino de conceitos básicos de ecologia e analisar sua aplicação em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo. Tais aplicações foram gravadas em vídeo, transcritas e pequenos trechos foram analisados tendo em vista conceitos de ecologia. Como conclusão pode-se afirmar que o jogo aqui apresentado pode ser utilizado, com as devidas alterações sugeridas, como ferramenta inicial para apresentar aos alunos a dinâmica existente em teias alimentares de forma satisfatória, possibilitando diferentes momentos para a introdução de conceitos mais gerais relacionados à ecologia, como biomassa, sinergia ambiental e introdução de espécies exóticas.
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