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A RELAÇÃO ENTRE O HIP HOP E A MARCA ADIDAS, UM ESTUDO DE CASO DE R.U.N DMC
Última alteração: 2023-12-11
Resumo
A relação da manifestação cultural Hip-Hop com o mundo da moda e do esporte, se deu desde o seu início. Este artigo, tem como objetivo analisar e entender como esse vínculo se iniciou e como mais tarde, veio a se tornar possibilidade de venda e branding para diferentes marcas. O objeto de estudo escolhido foi o case de R.U.N DMC e o tênis de basquete feito pela Adidas, o Adidas Pro Model Basketball, também conhecido como Shelltoe ou Superstar. Pelo fator popularidade do basquete na comunidade negra, o modelo passou a ser de grande sucesso em bairros periféricos como o Harlem e o Bronx. O sucesso de R.U.N DMC, que se deu pela sua semelhança de vestimenta e comportamento com consumidores do Hip-Hop de periferias, gerou valorização natural para a marca e sapato citados por serem marca registrada do grupo. Com o sucesso “My Adidas” da banda, o número de vendas subiu expressivamente, gerando o primeiro contrato da marca esportiva com uma entidade não-esportiva. Pode-se observar na análise e estudo de caso, que utilizar o método de colaboração, que foi primeiro orgânica e depois contratual, a marca gerou representatividade, resultando com que os ouvintes da banda que eram majoritariamente periféricos, se identificassem gerando grande alta nas venda e fazendo com que o tênis virasse marca registrada no movimento sociocultural.
Palavras-chave
Hip Hop. Marketing. Adidas
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