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ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA POSTERIOR EM VEÍCULOS DE PASSEIO
Última alteração: 2023-11-29
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo a respeito da influência do ângulo do vidro traseiro de veículos em seu respectivo coeficiente de arrasto, utilizando-se para isso modelos numéricocomputacionais tridimensionais. Através do software comercial Ansys Workbench®, foi estudado um modelo simplificado de veículo, tendo seu ângulo do vidro traseiro alterado para inúmeras simulações, além disso, também foi utilizado o modelo do corpo de Ahmed para a realização de simulações de apoio e verificação dos dados, para tais simulações foram utilizadas condições de contorno específicas para o escoamento. Os domínios computacionais foram feitos no Design Modeler® e depois exportados para o Ansys Workbench®, onde tiveram sua malha delimitada, as condições de contorno impostas e os resultados analisados. O modelo de turbulência escolhido para os testes numéricos foi o kω. As simulações verificaram a existência de dois tipos de vórtices, assim como descritos na literatura, que se apresentam como grandes causadores do aumento no coeficiente de arrasto, além disso, verificou-se a existência de um ângulo de cerca de 28° a 30° para o vidro traseiro, para o qual o coeficiente de arrasto é máximo, assim como reportado pela literatura, e encontrou valores de coeficiente de arrasto um pouco maiores do que os encontrados para os carros atuais.
Palavras-chave
Coeficiente de arrasto, Ângulo do vidro traseiro, Vórtices.
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