Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

Tamanho da fonte: 
CRIANÇAS COM DISLEXIA: CONHECIMENTOS DE PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE PAIS DURANTE O ENSINO REMOTO
Debora Calabro, Ronê Paiano

Última alteração: 2023-12-12

Resumo


A dislexia e os transtornos específicos de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de aprendizado em áreas específicas, como leitura, escrita e matemática. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que dificulta a leitura precisa e fluente, a correspondência entre letras e sons, a compreensão de palavras escritas e a ortografia. Já os transtornos específicos da aprendizagem englobam uma variedade de condições que afetam diferentes habilidades acadêmicas, como a discalculia (dificuldade em matemática) e a disgrafia (dificuldade em escrever). Essas condições são de origem neurológica e não estão relacionadas à falta de inteligência ou esforço. São transtornos que requerem um olhar diferenciado e estratégias de ensino adaptadas para que as pessoas afetadas possam superar suas dificuldades e desenvolver suas habilidades. os transtornos de aprendizado ainda são um tabu na sociedade, o que dificulta o apoio adequado a crianças com dificuldades. A pandemia de COVID-19 e a transição para o ensino remoto exacerbaram as desigualdades educacionais, especialmente para crianças de classes sociais menos privilegiadas que não possuíam acesso a equipamentos eletrônicos ou apoio adequado em casa. Além disso, os pais muitas vezes têm conhecimentos equivocados sobre a dislexia, o que pode afetar negativamente a vida da criança.

Palavras-chave: Dislexia, Transtorno específicos de aprendizagem e ensino remoto;


Texto completo: PDF