Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO: POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIAIS E ACADÊMICOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19
Laís Scoton Goes, Vinícius Pereira de Sousa

Última alteração: 2023-12-01

Resumo


A pandemia da COVID-19 teve seu início em 2020. Entre as medidas preventivas para a doença estava o isolamento social, que pode impactar significativamente na vida das pessoas, gerando ansiedade, medo e estresse. As crianças, por ficarem afastadas do ambiente escolar e centro de atividades, foram sujeitas a consequências psicológicas no desempenho educacional e no desenvolvimento. As minorias, como as crianças atípicas, são ainda mais impactadas por esse cenário, podendo apresentar intenso sofrimento, comportamentos agressivos e autolesivos. Objetivo geral: Investigar impactos da pandemia no aprendizado e sociabilidade das crianças atípicas. Método: Entrevistas semi-estruturadas com 5 voluntários acima de 18 anos, sendo obrigatoriamente educadores, psicólogos ou psicopedagogos que trabalhem diretamente com esse público, sobre o impacto da pandemia na parte social e acadêmica das crianças. Houve análise a partir de procedimentos de categorização em que as informações fornecidas pelos entrevistados foram agrupadas em categorias e posteriormente analisadas. Resultados: O retrocesso acadêmico foi muito citado nas entrevistas, além da falsa impressão de conteúdos que, online, pareciam ter sido absorvidos, mas que não haviam sido realmente. A participação ativa da família foi importante nesse período, mas sobrecarregou muitos integrantes. Entretanto, disponibilizar os materiais sem haver um reforço não era suficiente. Por fim, houve divergência de informações sobre os aspectos sociais. Conclusão: A pesquisa apresentou diversas perspectivas de profissionais sobre os aspectos acadêmicos e sociais das crianças atípicas durante e após o isolamento social, contribuindo para a coleta de informações sobre esse período. Outras pesquisas podem avaliar a predominância de forma quantitativa na população geral.

Palavras-chave


Pandemia; Crianças atípicas; Sociabilidade e Educação.

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