Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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ARQUITETURA CÊNICA COMO PROTAGONISTA: O CASO DE O FANTASMA DA ÓPERA
Maria Clara Pieroni Rálio, Patrícia Pereira Martins

Última alteração: 2023-12-08

Resumo


O estudo visa analisar diferentes linguagens artísticas de duas adaptações da obra “O fantasma da ópera”, entendendo as suas vantagens e questões limitantes da versão original de palco do compositor Sir Andrew Lloyd Webber (1986), apresentada na Broadway e nos principais teatros por todo o mundo, e a versão para o cinema, dirigida por Joel Schumacher (2004). Busca-se um entendimento maior das origens da obra literária de Gaston Leroux, publicada em 1910, levando em consideração o surgimento da Ópera Garnier no contexto de reurbanização de Paris no século XIX e seus boatos de assombração. A Ópera de Paris é o cenário onde se passa a trama e um elemento marcante da cidade das luzes, onde um acidente real aconteceu e o grande lustre se desprendeu do teto, caindo sobre o palco, dando origem à ficção de Leroux. Nas análises das produções, as principais sequências de cenas são estudadas com o uso de imagens, buscando compreender o papel da arquitetura dentro das linguagens específicas do cinema e do teatro. Também são consideradas as liberdades artísticas de direção, suas limitações espaciais, o fator “ao vivo”, seus impactos no espectador e audiência e fatores de fidelidade à história original protagonizadas pela arquitetura cênica.


Palavras-chave


Arquitetura cênica; Cenografia; Linguagens artísticas.

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