Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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SONHOS DE AKIRA KUROSAWA: A RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA E A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE
Ana Carolina Ferreira, Alex Moreira Carvalho

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo geral e específico, analisar o filme Sonhos (1990) de Akira Kurosawa considerando as relações do ser humano com a natureza, tal como são mostradas nos oito episódios que o integram, e que produzem efeitos psicológicos, além de descrever e analisar os aspectos formais, tais como os planos, sua duração, os movimentos de câmera e as relações som-imagens, a interpretação destes aspectos, o vínculo com os outros episódios, além de eventuais observações que constituem elementos de significação presentes no filme. A análise cinematográfica foi desenvolvida com base no método objetivo-analítico, visto que, ao destrincharmos em diversas cenas, construímos objetos específicos para que seja passível de compreensão os elementos investigados. Assim, para o estudo desta obra, foi estabelecido um esquema de análise que dividiu o filme em episódios, de acordo com cada sonho apresentado, e em cada cena foram analisados os aspectos formais, sobretudo a estrutura dos estímulos e suas respostas, constituindo uma reflexão do ser humano com a natureza e um encontro entre vida e morte, sua interpretação, a relação com os outros episódios e eventuais ponderações que se fizeram necessárias. Akira Kurosawa nos ensina a refletir sobre as ideias humanistas. Em todos os episódios, o diretor japonês lida com a relação do ser humano e a natureza mostrando acontecimentos estéticos, isto é, os enquadramentos teatrais com figurinos, maquiagem, fotografia, coreografia, trilha sonora e, primeiro a deslumbrante floresta intacta, e em segundo plano, a devastação.

Palavras-chave


Relação do Ser Humano com a Natureza. Reação Estética. Cinema.

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