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AS QUALIDADES DOS AMBIENTES ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO E NO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, A PARTIR DA ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL “DR. RAUL BAUAB” - JAHU
Última alteração: 2023-12-11
Resumo
A pesquisa propõe uma investigação de base qualitativa dos espaços comuns e de encontro do edifício do ensino médio e da Faculdade de Direito da Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab” a partir de parâmetros de projeto e da concepção de espaço com ênfase nos ambientes que estimulam a convivência e a interação dos estudantes. O objetivo da pesquisa é analisar e discutir a influência dos ambientes escolares na convivência e no engajamento dos alunos do ensino médio. A análise crítica e investigativa foi feita a partir da leitura e revisão bibliográfica, pesquisa de campo, investigação historiográfica dos registros jornalísticos da época e entrevista com um dos arquitetos idealizadores do projeto arquitetônico. A entrevista e a imersão nos depoimentos e descrições do jornal local possibilitaram a plena compreensão da realidade da cidade de Jaú na época e do processo de projeto e das preocupações que envolvem a responsabilidade de idealizar um ambiente de ensino, além de ter o entendimento da linha de pensamento e objetivos que envolveram o projeto. Os dados obtidos na avaliação pós-ocupação demonstraram que as estratégias projetuais utilizadas pelos arquitetos autores do projeto para promoção de pontos de encontros e convivência dos alunos resultaram em qualidades positivas e atraentes para a permanência e o convívio dos estudantes.
Palavras-chave
Ambiente Escolar. Qualidade ambiental. Espaços de Convívio.
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