Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE PAIS SOBRE OS EFEITOS DE UM TREINAMENTO DE PROFESSORES BASEADO NA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS
Maria Clara Souza Neder, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


O aumento de problemas emocionais e comportamentais (PEC) de crianças em decorrência da pandemia do COVID-19 requer que os professores estejam preparados para minimizar e manejar tais problemas no retorno às aulas presenciais. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos pais sobre os efeitos de um programa de treinamento de professores para manejo emocional e comportamental das crianças em sala de aula, comparando o relato dos pais antes e depois da intervenção. Participaram do estudo uma amostra de 532 pais de alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do município de Embu das Artes-SP (249 do Grupo Intervenção e 283 do Grupo Controle) e 37 professoras, das quais 16 participaram da intervenção e 21 formaram o grupo controle. A intervenção foi baseada na análise aplicada do comportamento e foi feita através de videoaulas e encontros online com as professoras, enquanto as professoras do grupo controle receberam videoaulas sobre incentivo à leitura. Para verificar a percepção dos pais, foi aplicado o questionário Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-P4-17), antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram reduções estatisticamente significativas na escala de hiperatividade e no escore total do SDQ no grupo intervenção e uma redução marginalmente significativa na escala de problemas de conduta. O grupo controle não apresentou mudanças.

Palavras-chave


Problemas emocionais e comportamentais, intervenção, pais

Texto completo: PDF