Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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QUESTIONÁRIO DE EXPLOSÃO EMOCIONAL/ EMOTIONAL OUTBURST QUESTIONNAIRE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE TRANSCULTURAL DA VERSÃO EM ESPANHOL PARA PAÍSES LATINO-AMERICANOS
Giuliana Oliveira Pinheiro, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Última alteração: 2023-11-29

Resumo


O Questionário de Explosão Emocional/Emotional Outburst Questionnaire (EOQ) é de origem inglesa, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Birmingham, utilizado para avaliar padrões de explosões emocionais (EE) nos transtornos graves do neurodesenvolvimento. Objetivos: 1) Traduzir e adaptar culturalmente o EOQ para a língua espanhola; 2) Verificar e comparar, entre países latino-americanos, padrões de explosão emocional de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: O estudo foi conduzido em duas fases: a) Fase 1: Tradução e adaptação cultural do EOQ para a língua espanhola; Fase 2: Estudo piloto de comparação de padrões de EE de crianças e adolescentes com TEA entre países latino-americanos. O desenho do estudo foi descritivo-observacional. Na primeira fase a amostra foi composta por dois tradutores de língua espanhola e cinco juízes (2 profissionais e 3 pais) e, na segunda fase foi composta por amostra não probabilística de 210 de pais/cuidadores de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos, sendo 50 (23,8%) da Argentina, 50 (23,8%) do Uruguai, 50 (23,8%) do Chile e 60 (28,59%) do Brasil. Instrumentos: Questionário de Explosão Emocional (EOQ) e questionário de caracterização sociodemográfica. Análise de dados: foi calculado o índice de validade conteúdo (IVC), adotando como aceitável o valor de 0,8, o teste qui-quadrado de independência com estatística exata de Fisher e V de Cramer com valor de p ≤ 0,05 para a significância, bem como cálculo da magnitude do tamanho de efeito utilizando o teste d de Cohen. Resultados: A fase do estudo de validade de conteúdo para o Espanhol utilizando a Argentina em formato de estudo de caso foi satisfatória, com IVC de 0,71 entre os juízes profissionais e 1 entre os pais. Os resultados da segunda fase mostraram diferenças estatisticamente entre os países em relação ao tempo de uso de intervenções comportamentais, bem como entre fatores que oportunizam as EE e consequências dessas EE, de acordo com o relato dos pais com diferentes coeficientes qui-quadrado de Pearson estatisticamente significantes. Conclusão: Os resultados reforçam possíveis influências de fatores culturais na expressão dessas EE alertando para que instrumentos como o EOQ seja utilizado em função de suas propriedades psicométricas, pois ele mede, não apenas topografias de EE, mas também fatores precipitantes e consequências de reações emocionais que são altamente influenciadas por fatores contextuais.


Palavras-chave


Explosão emocional; Questionário de Explosão Emocional; Transtorno do Espectro Autista.

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