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REALIDADE AUMENTADA APLICADA À MECÂNICA NEWTONIANA: PROPOSTA DE RECURSO EDUCACIONAL COMPUTACIONAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2023-11-29
Resumo
O ensino da Física no Brasil passa por desafios que vão desde a falta de motivação dos alunos, de tempo para cumprir com os conteúdos ou metodologias voltadas à testagem e exames nacionais. Desta problemática e com a crescente popularização das aplicações móveis em Realidade Aumentada, tem-se como objetivo desenvolver um programa em Realidade Aumentada que auxilie no ensino da disciplina de Física no Ensino Médio com foco na Mecânica Clássica, assim como o desenho da instrução que o utilizará. Para alcançar o objetivo da pesquisa, tomou-se a decisão de quais tecnologias seriam utilizadas, houve validação dos softwares para o desenvolvimento da aplicação, seguido pelo desenvolvimento em si, que se baseou em diagramas da UML, e, por fim, foi-se desenhada a instrução que fará proveito do aplicativo. Utilizou-se da Unity3D e do SDK Vuforia para a criação da aplicação, que pode ser usada em dispositivos móveis Android. A idealização da instrução teve como base as teorias do comportamentalismo de Skinner, as técnicas demonstradas pelo Design Instrucional de Gagné e, para o conteúdo, tomou-se de guia a BNCC de 2018. Obteve-se um software para Realidade Aumentada que simula o Movimento Retilíneo Uniforme de um corpo singular, cuja velocidade, tempo de movimento e posição final podem ser alterados livremente. A instrução alcançada está descrita com base nas etapas do modelo Dick-Carey e servem de guia ao educador.
Palavras-chave
Realidade Aumentada; Design Instrucional; Física; Objeto de Aprendizagem;
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