Última alteração: 2023-11-29
Resumo
Observação: Devido a fortes dificuldades de contato com escolas bilíngues e adversidades que saíam do controle dos pesquisadores, optou-se por aumentar a amostra de crianças monolingues e mudar o foco da pesquisa, conforme melhor esclarecido no artigo. A seguir segue o resumo da pesquisa que resultou da coleta do projeto.
Resumo: Vocabulário e funções executivas (EF) são conceitos conhecidos na literatura por terem uma ligação forte durante a primeira infância. Algumas pesquisas constatam que uma pode ser a preditora da outra, e vice-versa, enquanto outras dizem que o vocabulário é essencial para o desenvolvimento típico de FE, todavia, poucas pesquisas de relevância existem que estudam essa relação após o período da primeira infância. Esse estudo visa esclarecer se nas idades seguintes à primeira infância (8 a 12 anos) vocabulário e FE se mantêm ligadas, ou se são construtos separados que se distanciam ao longo do desenvolvimento. Também é abordado o desenvolvimento dessas duas habilidades, assim como a possibilidade de danos terem sido experienciados em função do isolamento social que tirou as crianças das escolas num período essencial para o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de 2020 a 2021. Vocabulário e FE foram avaliadas através de 3 instrumentos diferentes com uma amostra de 140 crianças de escolas privadas. Os resultados mostraram que as duas habilidades não compartilham nenhuma ligação após a primeira infância, visto que as análises entre vocabulário e FE não demonstraram correlações significativas. A conjectura do isolamento social foi provada parcialmente correta. Referente às FE, nada que contradiz a literatura foi observado; as habilidades mostraram se desenvolver ao longo dos anos. No vocabulário, entretanto, as crianças de 3° ano, que perderam apenas 7 meses de escola presencial, performaram melhor que as crianças de 4° e 5° ano, que perderam quase 2 anos de educação presencial.