Última alteração: 2023-12-11
Resumo
A globalização é um fenômeno que intensifica as trocas comerciais, financeiras, culturais e tecnológicas entre países, gerando interdependência econômica e social. Isso é impulsionado pela conexão global, especialmente através da internet. A competição entre nações aumentou devido à dinâmica econômica acirrada e a Globalização 3.0 destaca essa competição global entre indivíduos e empresas, transcendendo fronteiras. Nesse cenário, a criação de uma marca territorial assume uma importância crucial no mercado global, conhecida como "place branding", afinal a partir dela é possível impulsionar de forma eficaz o desenvolvimento nacional. Para isso, é necessário alinhar estratégias às forças competitivas e às oportunidades de mercado, com o objetivo de melhorar a imagem local para atrair investimentos e capital intelectual. Simultaneamente, a partir de transformações sociais provocadas pela pandemia do corona vírus, houve um aumento dos nômades digitais ou trabalhadores remotos globalmente, tornando a atração desse grupo essencial para atingir metas de governo. Este estudo busca analisar a forma em que as estratégias de marca país podem influenciar essa dinâmica, colocando em foco as mudanças em sociedade que ocorreram principalmente nas últimas décadas com o avanço desenfreado de tecnologias estimulado pelo último período pandêmico. Além disso, busca entender como a comunidade online Nomad List é capaz de aumentar a atratividade de um destino aos demais e sua influência para os nômades digitais.