Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TREINO DE DMTS VISUAL E AUDITIVO SOBRE OS TESTES DE MEMÓRIA
Arthur Franckevicius Januario Antunes, Vinicius Pereira

Última alteração: 2023-12-08

Resumo


A pesquisa investigou se o treinamento de habilidades de memória, através do procedimento de DMTS (delayed matching to sample/pareamento ao modelo com atraso) influencia no desempenho em testes de memória. Os testes auditivos aplicados foram dois subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos III (subtestes: “dígitos” e “sequência de números e letras”) e o teste visual foi Cubos de Corsi. Participantes adultos foram divididos em três grupos: Treino DMTS Visual, Treino DMTS Auditivo e Grupo Controle. O procedimento para os dois grupos experimentais envolveu a aplicação dos testes citados, procedimento de treino em DMTS (cuja modalidade, visual ou auditivo, dependeu de qual grupo estava o participante) e reaplicação dos testes. Para o Grupo Controle, houve apenas a aplicação e reaplicação dos testes. Os resultados da pesquisa indicam uma relação entre o treino em DMTS e um desempenho melhor nos testes de inteligência. O grupo Treino DMTS Visual apresentou melhores resultados em todos os testes, enquanto o grupo Treino DMTS Auditivo apresentou melhor desempenho nos testes auditivos. O Grupo Controle não demonstrou mudanças expressivas nas duas aplicações dos testes. A pesquisa demonstra que treinos específicos para desempenhos relacionados a memória de curto prazo podem produzir mudanças importantes em indivíduos com dificuldades nessas habilidades. Sugere-se que novos estudos sejam feitos com uma amostragem maior e com análises estatísticas.

Palavras-chave


Análise do Comportamento; Memória; Testes de Inteligência

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