Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

Tamanho da fonte: 
O EMPREENDEDORISMO EM CENÁRIOS INCERTOS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL
Luana Barbosa Pessoa, Maria Thereza Rubim Camargo Soares

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


O presente estudo tem por objetivo de identificar a contribuição da neurociência no desenvolvimento do empreendedorismo. Tem como objetivos específicos: identificar os principais desafios do negócio em tempos e contextos voláteis e incertos; identificar os fatores favoráveis e desfavoráveis ao empreendedorismo; identificar de que forma a neurociência comportamental influenciou o empreendedorismo para enfrentar e superar tais desafios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que utilizou um roteiro semiestruturado como instrumento para a realização da pesquisa de campo. Foram realizadas cinco entrevistas com empreendedores de negócios e sustentáveis (sociais e ambientais), escolhidos por conveniência, que atuam na RMSP. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, e os resultados foram categorizados, evidenciando aspectos como a motivação em empreender, desafios enfrentados, todos esses temas dentro do espectro da neurociência comportamental para poder entender como ela pode influenciar em seus negócios, além da superação e do aprendizado dos mesmos em cenários tão complexos. Ao se comportar de maneira empreendedora, tanto os empreendedores de negócios como os sustentáveis, destacam a importância de comportamentos voltados a sua paixão, planejamento e parcerias. No entanto, os empreendedores sustentáveis reforçam ser fundamental atuar no desenvolvimento de uma nova consciência de parceiros e da sociedade para crescer e perpetuar o seu negócio empreendedor.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Comportamento Empreendedor; Neurociência

Texto completo: PDF