Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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A SOCIOLINGUÍSTICA COMO APOIO AO MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA BNCC
Maria Isabela Vieira Nunes da Silva, Élida Jacomini Nunes

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Além da prática de garantir a habilidade de leitura e escrita como um direito de todo cidadão, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) o aprendizado da língua portuguesa deve levar o aluno a compreender valorizar e respeitar a linguagem como construção humana, histórica, social e cultural, tendo como a metodologia científica da sociolinguística, do qual considera o indivíduo, o lugar, o tempo, a época e todas as mudanças que acontecem para fundamentar as variações linguísticas. Para essa compreensão estar presente na sala de aula, o multiletramento pode ser a chave desse conhecimento. Assim, tendo como base a teoria e procurando ter evidências da presença da sociolinguística em sala de aula, quatro professoras responderam a um questionário a respeito de sua prática de formação docente sociolinguística e como é aplicado no currículo e planejamento escolar. Com isso, foi possível compreender que é preciso uma valorização maior desde a prática de formação docente, um reconhecimento das instituições de ensino no currículo e nos planejamentos, a fim de poderem gozar das práticas do multiletramento e levar essa realidade heterogênea linguística social para as escolas.

 


Palavras-chave


BNCC; Sociolinguística; Multiletramento

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