Última alteração: 2023-12-11
Resumo
Além da prática de garantir a habilidade de leitura e escrita como um direito de todo cidadão, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) o aprendizado da língua portuguesa deve levar o aluno a compreender valorizar e respeitar a linguagem como construção humana, histórica, social e cultural, tendo como a metodologia científica da sociolinguística, do qual considera o indivíduo, o lugar, o tempo, a época e todas as mudanças que acontecem para fundamentar as variações linguísticas. Para essa compreensão estar presente na sala de aula, o multiletramento pode ser a chave desse conhecimento. Assim, tendo como base a teoria e procurando ter evidências da presença da sociolinguística em sala de aula, quatro professoras responderam a um questionário a respeito de sua prática de formação docente sociolinguística e como é aplicado no currículo e planejamento escolar. Com isso, foi possível compreender que é preciso uma valorização maior desde a prática de formação docente, um reconhecimento das instituições de ensino no currículo e nos planejamentos, a fim de poderem gozar das práticas do multiletramento e levar essa realidade heterogênea linguística social para as escolas.