Última alteração: 2024-05-13
Resumo
A cultura do cancelamento é um fenômeno atual, amplificado pelas redes sociais e pelo espaço cibernético. O cancelamento nas redes sociais é comparável a um linchamento, mas, na pós-modernidade ele ocorre de modo ampliado, pois é o resultado de múltiplas vozes que encontram no espaço virtual a dimensão ideal para espalhar o ódio. O cancelamento da rapper Karol Conká é um exemplo de como a crise de imagem pode impactar a carreira e a vida social da personalidade. Participante do BBB21, Karol Conká teve sua atitude, comportamento e expressão julgadas pelas redes sociais, pela imprensa e pelos meios de comunicação. O estudo sobre o cancelamento é fundamental para a compreensão de como esse fenômeno pode gerar danos materiais, mentais e até mesmo psicológicos no sujeito cancelado. Teóricos da pós-modernidade como Zygmunt Bauman (liquidez das relações, sociedade de consumo), Jean-François Lyotard (a descrença), Michel Maffesoli (fragmentação da vida social) ajudam a compreender algmas características que podem apoiar o cancelamento, como prática social. Para as marcas, significa também sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e um consumidor cada vez mais crítico. Assim, entender o cancelamento pode ajudar as marcas a planejarem melhor sua comunicação de modo a evitar crises junto ao consumidor. Pode permitir, também, planejar adequadamente as parcerias, de modo a evitar ruídos na comunicação do brand.