Última alteração: 2023-11-29
Resumo
A inserção das mídias sociais no cotidiano da maior parte das pessoas é facilmente observável. Seja para entretenimento ou para obtenção de informações, há cada vez mais plataformas disponíveis para os indivíduos. Diante de tal realidade, a escola não pode ignorá-las ou julgar que não é necessário tratar delas nas aulas. Desde dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a cultura digital esteja presente na formação integral dos alunos para que eles saibam usar o ambiente virtual de forma equilibrada e saudável e para que consigam conviver digitalmente com outras pessoas de maneira respeitosa. Foi a partir dessa discussão que surgiu o tema da presente pesquisa, que visou investigar como os gêneros textuais da cultura digital podem ser trabalhados no Ensino Médio e ofertar aos professores uma sequência didática para as aulas de Língua Portuguesa, calcada no Instagram, com base nos pressupostos teóricos da BNCC (Brasil, 2017). Para que fosse possível a elaboração de aulas dinâmicas, significativas e midiáticas, inicialmente, foi realizada uma leitura atenta e cuidadosa da BNCC (Brasil, 2017). A seguir, foi criado e descrito um caminho didático-metodológico de dez aulas. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Brasil (2017), base teórica central desta pesquisa, e os pressupostos teóricos de Gabriel (2013), dos Santos (2022), DataReportal (2022) e Albuquerque (2006).