Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023

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EXPECTATIVAS DE FAMILIARES SOBRE O INGRESSO NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Maria Ribeiro Lacerda, Rinaldo Molina

Última alteração: 2024-01-19

Resumo


A inclusão escolar é uma alternativa que gera grande possibilidade de interações e o papel da escola é essencial no desenvolvimento da criança, pelo contexto social promotor do desenvolvimento de experiências em diversos aspectos da vida. Apesar disso, os pais das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem muitas apreensões e receios em relação à vida de seus filhos em espaços para além de suas casas e das clínicas que frequentam. A presente apresentação objetiva trazer os resultados de uma pesquisa que buscou entender o que os pais esperam de seus filhos com TEA ao ingressarem na escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com participação de cinco familiares de crianças com o diagnóstico de TEA que ingressaram na escola em 2022 ou 2023. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com método de análise de conteúdo e os dados foram organizados e analisados em duas categorias: na primeira, investigou-se como a família e a criança se relacionavam antes do diagnóstico, as mudanças que poderiam ter ocorrido após o diagnóstico e aspectos pessoais como preferências, hiperfocos e possíveis restrições dos filhos. Na segunda categoria, evidenciaram-se as escolhas e opiniões das famílias sobre a escola, avanço e futuro das crianças. Concluiu-se, entre outros, que, apesar das barreiras, as famílias que colaboraram mostraram-se esperançosas e dedicadas a contribuir com o avanço de suas crianças.

Palavras-chave


autismo; família; inclusão

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