Última alteração: 2023-12-08
Resumo
Exergames, jogos que possuem exercícios físicos como núcleo de sua jogabilidade, podem ser usados como ferramentas pela fisioterapia. Entretanto, eles dependem que estado do jogador, ou seja, o conjunto de seus movimentos, seja corretamente classificado. Redes neurais se apresentam como classificadores ideais à tarefa, e por serem rápidos de serem treinados, permitem testes de uma gama de configurações diferentes.
Este projeto busca criar um recurso que facilite a criação de jogos para recuperação física, cujo controle dependa de qualquer combinação dos seguintes movimentos realizados pelo pé: dorsiflexão plantar, flexão plantar, repouso, eversão e inversão. Para isso foi montada uma papete com acelerômetro para registrar dados do movimento do pé. Com ela, feita uma coleta de amostras de cada um desses 5 movimentos, cujos resultados foram usados para modelar, treinar e validar uma rede neural para classificar dentre eles. Foi criada uma interface acessível para que esse classificador possa ser usada por jogos, e criado um protótipo de jogo como exemplo. Demonstrou-se assim a viabilidade do uso de uma rede neural para a classificação dos movimentos propostos e que a biblioteca produzida pode facilmente ser integrada a jogos.