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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TREINO DE DMTS VISUAL E AUDITIVO SOBRE OS TESTES DE MEMÓRIA


 
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1. Título Título do documento AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TREINO DE DMTS VISUAL E AUDITIVO SOBRE OS TESTES DE MEMÓRIA
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Arthur Franckevicius Januario Antunes; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Vinicius Pereira
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Psicologia Experimental
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Análise do Comportamento; Memória; Testes de Inteligência
 
3. Assunto Classificação de assunto Processos de Aprendizagem, Memória, e Motivação
 
4. Descrição Resumo A pesquisa investigou se o treinamento de habilidades de memória, através do procedimento de DMTS (delayed matching to sample/pareamento ao modelo com atraso) influencia no desempenho em testes de memória. Os testes auditivos aplicados foram dois subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos III (subtestes: “dígitos” e “sequência de números e letras”) e o teste visual foi Cubos de Corsi. Participantes adultos foram divididos em três grupos: Treino DMTS Visual, Treino DMTS Auditivo e Grupo Controle. O procedimento para os dois grupos experimentais envolveu a aplicação dos testes citados, procedimento de treino em DMTS (cuja modalidade, visual ou auditivo, dependeu de qual grupo estava o participante) e reaplicação dos testes. Para o Grupo Controle, houve apenas a aplicação e reaplicação dos testes. Os resultados da pesquisa indicam uma relação entre o treino em DMTS e um desempenho melhor nos testes de inteligência. O grupo Treino DMTS Visual apresentou melhores resultados em todos os testes, enquanto o grupo Treino DMTS Auditivo apresentou melhor desempenho nos testes auditivos. O Grupo Controle não demonstrou mudanças expressivas nas duas aplicações dos testes. A pesquisa demonstra que treinos específicos para desempenhos relacionados a memória de curto prazo podem produzir mudanças importantes em indivíduos com dificuldades nessas habilidades. Sugere-se que novos estudos sejam feitos com uma amostragem maior e com análises estatísticas.
 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio PIVIC Mackenzie
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2023-12-08
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/xix/paper/view/3665
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
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