AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TREINO DE DMTS VISUAL E AUDITIVO SOBRE OS TESTES DE MEMÓRIA
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1. | Título | Título do documento | AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TREINO DE DMTS VISUAL E AUDITIVO SOBRE OS TESTES DE MEMÓRIA |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Arthur Franckevicius Januario Antunes; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Vinicius Pereira |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Psicologia Experimental |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Análise do Comportamento; Memória; Testes de Inteligência |
3. | Assunto | Classificação de assunto | Processos de Aprendizagem, Memória, e Motivação |
4. | Descrição | Resumo | A pesquisa investigou se o treinamento de habilidades de memória, através do procedimento de DMTS (delayed matching to sample/pareamento ao modelo com atraso) influencia no desempenho em testes de memória. Os testes auditivos aplicados foram dois subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos III (subtestes: “dígitos” e “sequência de números e letras”) e o teste visual foi Cubos de Corsi. Participantes adultos foram divididos em três grupos: Treino DMTS Visual, Treino DMTS Auditivo e Grupo Controle. O procedimento para os dois grupos experimentais envolveu a aplicação dos testes citados, procedimento de treino em DMTS (cuja modalidade, visual ou auditivo, dependeu de qual grupo estava o participante) e reaplicação dos testes. Para o Grupo Controle, houve apenas a aplicação e reaplicação dos testes. Os resultados da pesquisa indicam uma relação entre o treino em DMTS e um desempenho melhor nos testes de inteligência. O grupo Treino DMTS Visual apresentou melhores resultados em todos os testes, enquanto o grupo Treino DMTS Auditivo apresentou melhor desempenho nos testes auditivos. O Grupo Controle não demonstrou mudanças expressivas nas duas aplicações dos testes. A pesquisa demonstra que treinos específicos para desempenhos relacionados a memória de curto prazo podem produzir mudanças importantes em indivíduos com dificuldades nessas habilidades. Sugere-se que novos estudos sejam feitos com uma amostragem maior e com análises estatísticas. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | PIVIC Mackenzie |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2023-12-08 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/xix/paper/view/3665 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XIX - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2023 |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |