Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XVIII - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2022

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PSICOLOGIA E O JOVEM EM CONFLITO COM A LEI: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS DO CAMPO.
Maria Isabela Fernandez, Erich Montanar Franco

Última alteração: 2022-11-17

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo a realização de um estudo analítico descritivo da produção científica em psicologia, dedicada à temática do jovem em conflito com a lei. Partimos das reflexões de Pierre Bourdieu acerca do Campo Científico, e buscamos identificar elementos que compõe habitus dominante da área. O levantamento do material foi realizado por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Pepsic e Portal Capes Periódicos. No total foram selecionados 92 artigos em periódicos brasileiros. Para tanto, utilizamos as seguintes palavras chaves: adolescente em conflito com a lei, medida socioeducativa, psicologia, adolescentes, ato infracional, institucionalização, delinquentes. A análise do material seguiu as regras da Análise Temática, proposta por Bardin. Também verificamos quais os referenciais teóricos e metodológicos mais utilizados.  Os artigos reunidos foram agrupados em 13 categorias temáticas: psicometria e diagnostico; atenção psicológica; medida socioeducativa; maioridade penal; delinquência e ato infracional; drogas; equipes técnicas; escolarização; família; mídia; perspectiva do jovem; práticas de intervenção e por fim, vulnerabilidade social. A temática de maior interesse foi a atenção psicológica e a área que mais produziu estudos foi a Psicologia Social. Embora perspectivas patologizantes ainda estejam presentes, os dados sugerem que há uma grande mudança no habitus da Psicologia em relação ao problema do ato infracional. Os determinantes sociais e a garantia de direitos são a base da maioria das discussões publicadas.


Palavras-chave


medidas socioeducativas; psicologia; habitus

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