Última alteração: 2022-11-07
Resumo
Com a pandemia novas formas de flexibilização das relações de trabalho têm se disseminado, entre elas destaque-se o home office. Uma das modalidades do home office é aquela em que o indivíduo executa as tarefas de casa, mantendo, o vínculo de emprego formal com uma organização. Este artigo focaliza, em especial, essa modalidade, buscando compreender as adaptações de uma nova rotina de líderes e liderados inserida no contexto de trabalho. Trata-se de estudo de caso em uma empresa que oferecer serviços de gerenciamento, monitoramento, consultoria e fiscalização de obras e serviços urbanos, também faz o acompanhamento de processos licitatórios, a preparação para auditorias e controle de contas, o desenvolvimento de estudos, planejamento e projetos nas mais diversas esferas, empresa que, desde 2020, promoveu a migração dos funcionários para o regime home-office. A metodologia adotada tem abordagem descritiva e natureza quantitativa, e contou com 242 respondentes ao questionário aplicado e entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais desse grupo. O questionário foi elabora e divido em 4 partes, primeiramente buscou-se identificar dados básicos dos respondentes, em segundo identificar as condições de trabalho, em terceiro a organização de trabalho e por fim as relações socioprofissionais. A análise de dados foi feita de forma estatística, onde apresenta-se os dados em gráficos, e em análise de conteúdo onde comentou-se cada questão a partir dos resultados encontrados. Os resultados permitiram identificar características da organização, dos recursos e do espaço doméstico.