Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XVIII - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC - 2022

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A RELAÇÃO ENTRE PUBLICIDADE E CELEBRIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ARIANA GRANDE E GIVENCHY
Victor Ilana de Souza, Fernanda Nardy Bellicieri

Última alteração: 2024-02-07

Resumo


Sob o intuito de analisar os mecanismos de endosso de celebridades às marcas, o presente artigo discorre sobre a colaboração de Ariana Grande e Givenchy, nomes notáveis dos segmentos nos quais atuam, para o lançamento da coleção de inverno da marca no ano de 2019. O estudo teve como propósito a compreensão da origem e consolidação da estratégia, bem como de sua aplicação como base para a campanha publicitária em questão. Para isso, foram elencados autores que transitam nos campos correlatos à comunicação, identidade de marca, marketing de influência e marketing pessoal, a fim de explorar os assuntos que circundam o tema; além de verificado o desenvolvimento da carreira da artista no que diz respeito a sua notoriedade, atributos e posicionamentos, para investigar as causas que resultaram na escolha da celebridade. Em paralelo, para suplementar a repercussão que as figuras públicas podem incentivar às empresas e produtos, foram considerados cases extras que exemplificam a estratégia para além do objeto de estudo; e examinada a funcionalidade de plataformas que disponibilizam dados e serviços para estreitar a relação entre marcas e influenciadores. Entender os motivos que fomentam essa prática e viabilizam sua operação no mercado atual fez-se necessário para identificar a importância e impacto de campanhas com celebridades.

Palavras-chave


Publicidade. Propaganda. Celebridade.

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