Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XVI Jornada de Iniciação Científica e X Mostra de Iniciação Tecnológica - 2020

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USO DO LEGO® PARA AVALIAR A MOTRICIDADE FINA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE IRMÃOS TÍPICOS NESSE PROCESSO
Mariana Torres Kempa, Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato

Última alteração: 2021-01-12

Resumo


O objetivo desse estudo foi buscar na literatura evidências sobre a terapia Lego para crianças com TEA, associada a participação de irmãos típicos durante a intervenção. Foi realizada uma busca dos artigos revisados por pares indexados na base de dados eletrônica Portal Capes. A busca realizada envolveu estudos nacionais e internacionais. Considerou-se como critérios de inclusão: crianças com diagnóstico de Transtorno do espectro do autismo (TEA) ou Autism Spectrum Disorder (ASD); LEGO® Terapia como medida de intervenção; artigos publicados entre 2015 e 2020. Os descritores utilizados foram: “Autism” and “LEGO®Therapy”, “LEGO®Therapy” and “Motor”, “Autism” and “LEGO®Therapy” and “Motor” e “Autism” and “Siblings” and “LEGO®Therapy”. Foi realizada a seleção dos artigos primeiro pelos títulos e logo após pela leitura dos resumos para avaliar se eram compatíveis com os critérios de inclusão. Após essa etapa, foi realizada a leitura dos artigos na íntegra. Os artigos que participaram dessa pesquisa foram 3 de revisão sistemática e 4 investigativos. Os resultados obtidos demonstraram boa evidência não só da terapia Lego para crianças com TEA, mas também da participação de pais e irmãos nesse processo. Entretanto, poucos estudos utilizaram a intervenção feita com irmãos ou familiares e apenas um mostrou diferença nos aspectos motores após a intervenção.

Palavras-chave


Habilidades motoras; Transtorno do Espectro do Autismo; Relações entre Irmãos;

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