Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XVI Jornada de Iniciação Científica e X Mostra de Iniciação Tecnológica - 2020
INSTITUIÇÕES FORMAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES MODOS DE ENTRADA
Amanda Huga Magrini, Ana Raquel Mechlin Prado
Última alteração: 2021-01-11
Resumo
Este artigo teve o intuito de analisar as influências das instituições formais no processo de internacionalização de empresas brasileiras, em três diferentes modos internacionalização: aquisição, exportação e franquia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, de natureza qualitativa e de caráter exploratório. Com as informações coletadas de diversas fontes entre elas sites institucionais e governamentais, foram selecionadas três cases de empresas brasileiras para estudo referente aos modos de entrada citados: Eurofarma (aquisição); BRF Foods (exportação) e Localiza Franchising (franquia). Quanto às influências, constatou-se que os modos de entrada têm incentivos, porém, o modo exportação é o que detém mais oportunidades de internacionalização e informações a respeito. Já para aquisição, os incentivos não são específicos e não têm quantidade significativa de informações. Finalmente, a franquia tem incentivos de programas e associações destinadas para incentivo do setor, grande parte de instituições financeiras formais.