Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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Publicidade no Jornalismo de Bairro
Arthur Codjaian Gutierres, André Santoro

Última alteração: 2019-12-10

Resumo


RESUMO

Entende-se por Jornalismo Comunitário, quando membros de uma determinada comunidade discutem os problemas locais em um jornal produzido pelos próprios moradores, a fim de solucioná-los. Sua importância está em gerar uma interação social para a população. Por isso, ele é produzido sem pretensão de se obter lucro. Já o Jornalismo de Bairro, pode ser Comunitário ou não. Muitas vezes, ao contar com o patrocínio de comerciantes locais, os jornais de bairro exercem uma função parecida com os veículos da Grande Mídia, que discutem os problemas da sociedade, mas também produzem  conteúdo patrocinado. Esse dinheiro, arrecadado da Publicidade, sempre existiu no Jornalismo e o ajudou a se manter. No entanto, nos tempos atuais a forma de inserir os anúncios no Jornalismo mudou. Apesar de ainda existirem espaços, nos jornais e revistas, destinados a publicidade, essa prática têm se tornado cada vez menos usada. Com a chegada da internet, é comum que um mesmo conteúdo contenha informação e publicidade. A estratégia de marketing é não usar verbos no imperativo e fazer um texto que pareça uma sugestão. Ao invés de escrever “vá à padaria e prove esse pão”, escreve-se “fomos à padaria e provamos esse pão”. Assim, o leitor é induzido a pensar na matéria como uma dica. Essa tática é muita usada nos dias atuais, inclusive pelo Jornalismo de Bairro.

Palavras-chave: jornalismo de bairro; jornalismo hiperlocal; marketing de conteúdo.


Palavras-chave


jornalismo de bairro; jornalismo hiperlocal; marketing de conteúdo.

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