Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E O DESTINO DO JORNALISMO COMERCIAL
Natália Croccia Lucchesi, André Cioli Taborda Santoro

Última alteração: 2020-01-09

Resumo


O modelo de jornalismo comercial está em crise. Mídias como a televisão, rádios e jornais vêm perdendo audiência gradativamente e a internet se tornou o principal veículo de comunicação, meio no qual os influenciadores digitais estão inseridos. Influenciadores são pessoas populares nas redes sociais que estão em constante diálogo com seu público a ponto de serem capazes de influenciar muitas pessoas com seus conteúdos. O foco desse artigo é analisar a forma como o público consome os meios de comunicação na contemporaneidade, focando no atrito de papéis entre jornalistas e influenciadores digitais. Sendo assim, o artigo a seguir buscou tratar da confusão entre os papéis de um jornalista e um influenciador digital por parte do público. Para isso, foi utilizado o método bibliográfico, com o intuito de comparar as estratégias, procedimentos e conteúdo de jornalistas com os de influenciadores. Utilizando como base os livros “Jornalismo, Conhecimento e Objetividade: Além do espelho e das construções” de Liriam Sponholz e “A Objetividade Jornalística” de Luiz Amaral e analisando o influenciador digital Whindersson Nunes com ênfase na sua parceria com a marca Havan e como essa cooperação repercutiu nos veículos midiáticos. Nessa grande transição na comunicação, o público utiliza a internet como principal meio de informação, por ser prática e acessível, e principalmente barata. Muitas pessoas consomem o que os influenciadores digitais oferecem como se estivessem consumindo informações do jornalismo convencional. O problema está em acreditar que esses conteúdos com propósitos completamente diferentes tem a mesma credibilidade, são a mesma coisa. Isso acontece porque as pessoas querem informação barata ou mesmo gratuita.


Palavras-chave


Jornalismo; Influenciadores Digitais; Objetividade

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