Última alteração: 2019-12-02
Resumo
A pesquisa origina-se de uma inquietação acerca do processo criativo, retratando uma reflexão de caráter teórico e prático. Este artigo toma como tema a obra de dois intelectuais modernos que atuaram em campos profissionais distintos e visa investigar a construção de conexões interdisciplinares entre arquitetura e outras áreas. Dessa forma, tangencia temas da literatura, história, geografia, filosofia e sociologia. O foco da análise são duas obras exemplares: o romance Grande Sertão Veredas (João Guimarães Rosa, 1956) e a Igreja do Espírito Santo do Cerrado em Minas Gerais (Lina Bo Bardi com colaboração de André Vainer e Marcelo Carvalho Ferraz, 1976). A primeira será mediada pelas releituras dos textos de “Grandesertão.br: romance de formação do Brasil” (BOLLE, 2004) e “O super-realismo de Guimarães Rosa (CANDIDO,2006). Já a segunda será baseada nas releituras dos textos de Lina Bo Bardi publicados nas cinco primeiras edições da revista Habitat (1950-1951) e na sua tese “Contribuição Propedêutica do Ensino da Teoria da Arquitetura” (Bardi, 1957). A pesquisa que vem sendo realizada visa construir uma análise comparativa metodológica, esboçada a partir do tripé: Lina, Rosa e a questão do “vernacular” na arte e arquitetura modernas.