Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DOIS INSTRUMENTOS COM CUIDADORES EM CRECHES
Última alteração: 2019-12-02
Resumo
Objetivo: Avaliar os domínios da comunicação, coordenação motora ampla, coordenação motora fina, resolução de problemas e pessoal/social em crianças que frequentam creches na faixa etária de 0 a 2 anos, com ênfase no desenvolvimento motor e de linguagem. Metodologia: Estudo de caráter descritivo e transversal, realizado após o encaminhamento e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participaram do estudo, como informantes, os cuidadores da creche responsáveis por 45 crianças. Os dados foram coletados na própria creche em horário e espaço determinado pela coordenação local e a realização dos questionários ocorreu em uma sala iluminada, sem ruídos excessivos para que o entrevistado se concentrasse nas respostas. Foram aplicados dois questionários: “Age and Stage Questionnary – ASQ-3” e “Como sua criança ouve e fala” – em forma de aplicativo, ainda em fase de testagem. Resultados: Foi possível notar na aplicação do Age and Stage Questionnairy – ASQ-3 que grande parte das 45 crianças avaliadas necessitam de maior estimulação em determinadas categorias com atividades de aprendizagem e acompanho para um melhor desenvolvimento do aluno. Já o aplicativo, por ainda estar em fase de testagem, foi realizada apenas sua apresentação e como usá-lo nos tablets para realizar o cadastro das crianças e o devido preenchimento. Conclusão: Com este estudo foi possível notar a importância de instrumentos que acompanhem o desenvolvimento da criança para que déficits sejam detectados desde cedo, e a mesma possa ter uma boa evolução.
Palavras-chave
Desenvolvimento Infantil; Atividade Motora; Creches.
Texto completo:
PDF