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JORNALISMO E NARRATIVA NA MÍDIA TELEVISIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA “ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES"
Última alteração: 2019-12-04
Resumo
O objeto desta pesquisa foi o programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo de Televisão. O objetivo foi investigar os assuntos relacionados as temáticas sociais, o formato do programa de auditório e a participação dos especialistas e pessoas comuns durante a programação. A problemática proposta versa em torno da seguinte questão: será que o público do “Encontro com Fátima Bernardes”, se identifica com as questões sociais que são discutidas ao ponto de despertar a sensibilidade, gerar reações reflexivas e manter-se fidelizado ao programa? Partiu-se da hipótese de os temas sociais são relevantes, por isso, optou-se por uma metodologia de análise baseada no Estudo de Caso com a amostra de 03 episódios que foram selecionados, a fim de, verificar como os assuntos sociais são abordados, para assim entender como a atração atinge seu público. A Fundamentação teórica baseou-se em autores como Marshall McLuhan (1964), Maxwell Mccombs (1972), Donald Shaw (1972), Umberto Eco (1964), Michel Foucault (1978). Também por meio de pesquisa exploratória com os espectadores, foi possível entender como o programa é percebido pela audiência e se as abordagens afetam ou não a opinião pública contribuindo para a ampliação dos debates sociais. Esta pesquisa se justifica pela relevância do assunto para a área de Jornalismo, visto que analisa a influência de um produto midiático no cotidiano da audiência, e demonstra a aplicação contemporânea do que foi teorizado por estudiosos da Comunicação ao longo dos últimos séculos.
Palavras-chave
Comunicação; Encontro com Fátima Bernardes; Temáticas sociais;
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