Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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O ESTUDO DA LINGUAGEM VISUAL NA DIREÇÃO DE ARTE BRASILEIRA: A identificação das transformações nas peças selecionadas e publicadas nos Anuários do Clube de Criação de São Paulo
Letícia Tiago de Lima, Marcos Nepomuceno Duarte

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar e analisar – sob a perspectiva teórica dos estudos do design e dos fundamentos da linguagem visual – as principais transformações enfrentadas pela Direção de Arte brasileira, nos últimos 40 anos de atividade publicitária em mídia impressa. Para tanto, foi necessária a construção de um modelo de análise de Direção de Arte denominado por nós de metadiagramático, tendo como fundamentos teóricos os postulados bauhausianos apresentados por Ellen Lupton, Jennifer Cole Phillips e Christian Leborg, a saber: escala; simetria/assimetria; cor; repetição; hierarquia; equilíbrio; textura; figura/fundo; e camadas; e o estudo da retórica visual-verbal denominado “patterns visual-verbais” apresentado por Gui Bonsiepe, a saber: sinédoque visual/verbal; analogia visual/verbal; e especificação visual/verbal. Foram selecionadas e analisadas peças premiadas de exemplares do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, com a finalidade de identificar em cada uma delas as categorias mais freqüentes e suas relações com o “alfabetismo visual”. Como corpus de trabalho, exemplares de oito edições representativas das trinta e oito publicadas no website do Clube de Criação foram selecionadas com intervalos de tempo próximos entre si, sendo analisada a partir do modelo metadiagramático apenas uma peça publicitária da categoria revista de cada edição – o período de 40 anos é muito extenso e por isso não foi integralmente trabalhado. Feitas as análises, percebeu-se três gradativos momentos da direção de arte brasileira na publicidade impressa, que foram responsáveis por direcionar os designers na construção de composições mais estratégicas, e de impacto positivo cada vez maior sobre o público consumidor.


Palavras-chave


Direção de Arte; Publicidade Brasileira; Design.

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