Tamanho da fonte:
COMO A MÍDIA INFLUENCIA NA CARREIRA DOS K-IDOLS
Última alteração: 2020-01-09
Resumo
Levando em conta a grande onda Hallyu da última década, o objetivo deste trabalho é mostrar como a mídia influencia a carreira dos K-Idols, utilizando principalmente as publicações dos sites “Dispatch”, “AllKpop” e “Koreaboo”. Para isso, expliquei primeiramente a forma pela qual a cultura coreana influencia a mídia do país, em seguida dissertei sobre como o Confucionismo influenciou a cultura coreana, como a interação com outros países vem influenciado a Coreia, e por fim sobre como a indústria do k-pop se formou com base em todas essas influencias e como essa construção faz com que a atuação da mídia tenha forte significado na vida dos K-Idols. Para melhor embasar tal pesquisa, utilizei de conceitos teóricos, tanto filosóficos quanto históricos, para contextualizar e ao mesmo tempo ilustrar tais conceitos trabalhados, utilizei de notícias, casos e reportagens dos mais diversos veículos de comunicação (ainda dando maior enfoque para os sites “Dispatch”, “AllKpop” e “Koreaboo”). Além disso, para maior compreensão do tema, expliquei como funciona a indústria do k-pop, as principais empresas, o processo para se tornar um idol, as regras que devem ser seguidas e o que os fãs esperam de seu comportamento, além de ilustrar casos em que tais regras foram transgredidas e quais foram suas consequências.
Palavras-chave
K-pop. Idol. Mídia
Texto completo:
PDF