Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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ESTRATÉGIAS DIGITAIS DO COMPOSTO DE MARKETING PARA EMPRESAS NO INSTAGRAM
Jhon Bryan Espinoza Borquez, Adriana Beatriz Madeira

Última alteração: 2019-12-10

Resumo


Este estudo objetivou entender como as empresas de varejo que atuam no Instagram estruturaram suas estratégias relativas ao composto de marketing. Utilizando da estratégia de estudo de casos múltiplos, foram realizadas duas entrevistas com empresas de varejo que atuam no Instagram, sendo elas The Royal Dolls e Espaço Girls. O foco nas entrevistas foi entender os motivos que levaram as empresas a atuarem no Instagram, como elas formulam a estratégia para cada um dos 4 Ps do composto de marketing dentro dessa plataforma e analisar como essas empresas abordam seus clientes. A análise dos dados permitiu perceber que a possibilidade de alcançar novos clientes de forma rápida e sem muito esforço e a mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais tem comprado pela internet, são os principais motivos das empresas estarem no Instagram. A rápida interação entre as empresas e seus consumidores permite a customização do produto, o que pode atingir nichos de mercado bastante estreitos como é visto em um dos casos abordados nesse estudo, The Royal Dolls, que oferece um produto de uso acessório. A distribuição toma outras formas, eliminando intermediários e possibilitando que pequenas empresas possam atuar em mercados extremamente concorridos como é o caso da Espaço Girls.

Palavras-chave


Instagram. Composto de marketing. Digital.

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