Última alteração: 2020-01-09
Resumo
Este projeto de iniciação científica busca fazer um levantamento dos eventos realizados em São Paulo nos anos de 2018 e 2019 com o intuito de detectar como as marcas utilizam essa ferramenta de comunicação como uma estratégia de marketing de experiência. Apresenta-se uma análise da comunicação integrada de marketing (CIM), sabendo que o mesmo é essencial para que as empresas atinjam seus objetivos, de conceitos de gestão de marca, como share of mind e branding e a definição do marketing de experiência ou live marketing. O artigo também realiza uma revisão bibliográfica sobre a temática de eventos com o objetivo de mostrar a sua importância para o mercado de comunicação, que atualmente vem buscando alternativas inovadoras para se diferenciar em meio aos tantos concorrentes e surpreender os consumidores que estão cada vez mais exigentes. Visto isso, também se fez necessário estudarmos o comportamento do consumidor moderno, do seu modo de agir, de trocar experiências, quais são os fatores determinantes na escolha de um produto, quais são as formas de se comunicar e qual o relacionamento pretendido com a marca. Para finalizar, após observamos os eventos descritos, também é possível verificar as características em comum dos eventos e das estratégias que foram utilizadas para conseguir atingir o propósito da marca promotora.