Última alteração: 2020-01-08
Resumo
Diante do cenário educacional público brasileiro, com muitos insucessos e algumas vitórias, demonstrou-se importante este estudo buscando ouvir as vozes dos alunos, a fim de se pensar futuras mudanças e políticas. Foi levando em conta essa prerrogativa, que a presente pesquisa se debruçou sobre a experiência em uma escola estadual de São Paulo, cujos objetivos foram: compreender/investigar as percepções de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II acerca dos seguintes questões relacionadas à escola, a) Desafios e problemáticas B) Sucessos e iniciativas positivas c) Sugestões e ideias. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e dinâmicas com oito alunos participantes, nesses encontros identificou-se nos debates a importância de aulas dinâmicas, melhorias na estrutura escolar (laboratórios, biblioteca, etc),rotina mais dinâmica/criativa, demanda de um ambiente escolar enquanto um lugar de socialização, debates e maior participação e autonomia dos alunos nos processos. Conclui-se que todos os tópicos percebidos e apontados pelos alunos têm fundamento, suas percepções são extremamente ricas e assertivas. Para uma educação melhor e consequentemente uma sociedade melhor, é necessário: construção de pontes entre as esferas escolares: alunos, professores, coordenação e estado, políticas sendo pensadas e executadas a partir dessa interface, de modo que a partir dessa interlocução se busque: um ambiente mais dinâmico, autônomo, reflexivo, transformador, inspirador que promova o empoderamento reflexivo crítico dos sujeitos, possibilitando a protagonização dos mesmos nas transformações da sociedade.