Última alteração: 2020-01-13
Resumo
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizando-se por prejuízos associados à desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e impulsividade que afeta o funcionamento pessoal, social e acadêmico. Considerando que mães e/ou pais com sinais de TDAH podem não utilizar práticas parentais adequadas em relação a seus filhos com TDAH e que problemas de saúde mental junto a práticas parentais inadequadas são importantes preditores de dificuldades comportamentais para crianças com TDAH, este estudo investigou as práticas educativas parentais utilizadas por mães e/ou pais com sinais significativos de desatenção e hiperatividade em relação a seus filhos com TDAH. A amostra foi composta por 5 mães e 3 pais de crianças com diagnóstico de TDAH. Os pais passaram por uma avaliação com os instrumentos: Escalas Beck para ansiedade e depressão (BDI e BAI); “WHOQOL-bref” para avaliação da qualidade de vida; Inventário de Estilos Parentais (IEP); Inventário de Auto Avaliação para Adultos de 18 a 59 anos (ASR/18-59); Escala de Prejuízos Funcionais (EPF-TDAH), Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção; Entrevista para Diagnóstico do TDAH em Adultos (DIVA). Os dados foram analisados por suas padronizações e descritos em termos de frequência. Verificou-se a presença de sinais de TDAH em 3 dos 8 pais, nos quais houve indicadores de estilos parentais com presença de risco. Estes resultados reforçam a importância de considerar os sintomas de desatenção e hiperatividade nos pais de crianças com TDAH, ao lado da prática educativa parental no tratamento dessas crianças, a fim de minimizar possíveis prejuízos no desenvolvimento seu cognitivo e comportamental.