Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES
Eun Seon Jeong, Carolina Maciel

Última alteração: 2020-01-09

Resumo


O ambiente escolar é um local que exige um alto nível de concentração e a falta de um planejamento acústico pode impactar no processo de aprendizagem, além de trazer prejuízos para a saúde tanto dos educadores quanto dos alunos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições de conforto acústico de salas de aula da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e propor ações de melhoria, de acordo com as normas aplicáveis. As medições foram realizadas em 4 salas de aulas e em 6 pontos externos escolhidos à redor da faculdade. Os resultados mostraram que as salas não atendem com os níveis de ruído e o tempo ótimo de reverberação estabelecidos pelas normas. Ao final do trabalho, foram sugeridas propostas de melhorias para amenizar e solucionar estas questões.


Palavras-chave


Salas de Aula; Conforto Acústico; Ruído