Última alteração: 2020-01-09
Resumo
Este trabalho investigou o impacto das novas tecnologias na comunicação feita por anunciantes e agências de publicidade, levando em consideração que vivemos em um novo contexto social capaz de impactar direta e indiretamente o comportamento de consumo das pessoas. Então, após uma extensa revisão bibliográfica sobre consumo, cultura e mídia, feitos em livros, monografias, dissertações, teses e através de buscas na internet, e do estudo de casos do mercado publicitário brasileiro e internacional, foi possível entender novos padrões na decisão de compra das pessoas. Inclusive, os grandes anunciantes e suas respectivas agências de publicidade já sentem a necessidade de pensar em novas práticas para o mercado, alinhando seu modelo de negócio, entregas estratégicas e criativas a esse novo momento, mas sem encontrar um consenso sobre como deve ser essa mudança. Porém, a partir desse estudo foi possível entender que as novas tecnologias não alteraram apenas as relações entre marcas e consumidores, mas também toda a vida social. Enquanto, os antigos formatos de mídia não são capazes de criar diálogo entre pessoas e marcas, as mídias sociais das marcas estão sujeitas a receber o feedback de seus consumidores. Além disso, a cada dia esses consumidores estão mais interessados nas verdades da marca do que em seus produtos, serviços e preços.
Palavras-chave: Consumo. Sociedade. Convergência.