Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO DE LEITURA: EVIDÊNCIAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS OCULARES EM TESTE DO TIPO CLOZE.
Natalia Penteado Bertolino, Elizeu Coutinho de Macedo

Última alteração: 2019-12-06

Resumo


A leitura é um ato importante para a obtenção de conhecimento. Permite ampliar aprendizados, aprimorar a escrita e é fator de inferências no desenvolvimento cognitivo. O alcance da proficiência de leitura é resultado de Processos automáticos e simples e de Processos estratégicos e complexos. O processo simples e automático esta relacionado à identificação das palavras. O estratégico e complexo se remete a compreensão da linguagem, como o semântico, que designa o significado da relação entre elementos linguísticos que se contraem, obtendo compreensão da leitura. Estudos com eye tracking são uma das possibilidades para melhor compreender os processos cognitivos da leitura, considerando a quantidade e tempo de fixação, sacadas e sacadas regressivas. Assim, permite a análise do padrão de rastreio ocular em tarefas de compreensão de texto. Testes de leitura com lacunas, como o Teste Cloze de Compreensão de Leitura, podem ser usados para estudar a compreensão de textos complexos. Esse tipo de tarefa possibilita a analise de processos cognitivos. O objetivo desta pesquisa é analisar a estratégia de busca visual a partir de movimentos oculares para compreender o processo da leitura utilizando o Teste Cloze de Compreensão de Leitura e a tecnologia eye tracking.


Palavras-chave


Teste de lacuna. Tarefa de decisão lexical. Eye tracking.

Texto completo: PDF