Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING NO EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE DA INCUBADORA MACKENZIE
Matheus de Souza Silva, Roberto Gondo Macedo

Última alteração: 2019-12-11

Resumo


Este estudo foi feito com o objetivo de descobrir como o planejamento de marketing pode contribuir para o fortalecimento das startups, pesquisando o ponto de vista dos empresários da Incubadora Mackenzie, o estudo foi feito a partir de um modelo de pesquisa qualitativo com cunho exploratório, em que dois roteiros foram elaborados, um para o Diretor da Incubadora, e o outro para as empresas, sendo uma consolidada (Zheep), duas incubadas (Reconecte e OkayCar!) e três pré-incubadas (Canata-Engenharia, Atua, Agrega), obedecendo a seguintes etapas do processo: Desenvolvimento do Plano de Pesquisa; Coleta de informações; Análise das informações; Apresentação de resultados; Tomada de decisão. O estudo foi um sucesso apresentando resultados sólidos e congruentes, mostrando que o planejamento de marketing é essencial para os projetos em qualquer fase da incubadora, mas esses empresários apresentam uma série de dificuldades para utilizar a ferramenta, por falta de conhecimento e experiência, levando em consideração que os principais tópicos que oferecem riscos as startups brasileiras hoje são, o relacionamento entre os sócios, presença de ambientes estimulantes (Incubadoras e Aceleradoras) e adaptação e preparo ao mercado, transformando assim essa falta de conhecimento em uma potencial ameaça, podendo contribuir para o fechamento e morte de muitas ideias que poderiam ser relevantes para a nossa sociedade.

Palavras-chave


Marketing; Startup; Incubadora

Texto completo: PDF