Última alteração: 2019-12-13
Resumo
Esse artigo analisa as trajetórias e experiências artístico-educacionais cotidianas de crianças do movimento de luta por moradia na cidade de São Paulo, o Movimento sem-Teto do Centro.
Após estudos das bases teóricas e históricas do movimento, esse artigo aborda as ações artístico-educativas que promovem processos educacionais e a criação de expressões artísticas. Além disso aborda a relação com a institucionalidade da ONG que desenvolve papel educativo na Ocupação Nove de Julho. Verifica-se como essas ações artístico-educativas dentro do movimento contribuem para a construção de sujeitos sociais crítico-reflexivos.
Escrever sobre os processos educacionais de crianças desse movimento, significa dar visibilidade aos processos educacionais não escolares, a educação social, o vínculo da educação com a luta por moradia, a realidade de vida que crianças e adolescentes desse movimento experienciam em seu cotidiano e reconhecer o papel da arte como fenômeno de expressão legitimando a voz de minorizados.
Devido a vasta gama de questionamentos que podem ser levantados sobre as questões de Educação, Artes, Movimentos Sociais e Crianças torna-se necessário focalizar alguns pontos essenciais para essa pesquisa, como o papel da educação social, processos de criação de expressões artísticas no movimento, as relações artes e educação no movimento e os processos educacionais que resultam em expressões artísticas e na construção de conhecimentos. Portanto, não foram problematizadas as questões educacionais para adultos, partidos políticos e ONG, o que possibilita outros pesquisadores a aprofundar essa pesquisa direcionando-a para novas perspectivas e problemáticas futuras.