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PUBLICIDADE E LITERATURA DE CORDEL: poesia para o consumidor
Última alteração: 2019-12-04
Resumo
A publicidade sempre esteve atrelada à arte e à cultura. Uma necessita da outra para existir, tanto nas formas de linguagem falada verbal quanto de visual. Nesse contexto, surge a literatura de cordel, utilizada, em alguns estados brasileiros, como meio de comunicação da publicidade e da propaganda. Buscando renovar sua linguagem e tentar se aproximar do público final, a redação publicitária tende a ganhar novas características com o passar dos tempos e uma das formas das quais a publicidade já se apropriou é o cordel, literatura poética, típica do nordeste, que se diferencia das outras formas de literatura por originar-se da tradição oral, das histórias contadas e faladas de forma comum pelas pessoas. Agências do Ceará, conhecidas como “agências da terra”, já se utilizaram dessa ferramenta literária para produzir folhetos com teor publicitário na década de 1970 e 1980. A partir desse contexto, a presente pesquisa pretendeu analisar algumas peças já produzidas até os dias de hoje que fizeram uso da literatura de cordel, sendo o problema de pesquisa deste trabalho: quais são as estratégias de linguagem utilizadas em anúncios publicitários que fazem uso da literatura de cordel? Esta pesquisa justifica-se devido ao fato de a publicidade ter de se reinventar a cada dia em função de existirem cada vez mais apelos multimidiáticos para os consumidores. A literatura de cordel, nesse contexto, pode ser um caminho criativo para uma área em que, frequentemente, vê-se a utilização de fórmulas desgastadas na produção de peças publicitárias.
Palavras-chave
Publicidade. Cultura. Cordel.
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