Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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Mulheres no mercado de trabalho: da revolução à liderança
Bruna Carolina Ribeiro Dueñas, Ana Claudia Ruy Cardia Atchabahian

Última alteração: 2019-12-11

Resumo


O artigo tece considerações sobre a história das mulheres no mercado de trabalho, com enfoque no Brasil, sua evolução e transformação em peça essencial na economia. Na primeira parte, apresenta um panorama histórico do início da mão de obra feminina no mercado e, posteriormente, sua inserção em massa, seguido por uma análise das leis brasileiras que protegiam as trabalhadoras. Observa-se que o real motivo das leis protetivas e sua evolução, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, é buscar uma paridade entre os gêneros. A segunda parte do trabalho observa os obstáculos enfrentados por essas mulheres tanto no dia a dia da empresa quanto para atingir cargos de liderança. Na terceira e última parte, analisa-se a teoria Womenomics, cujo objetivo é trazer a mulher para o centro da economia. Ainda, apresenta diversos estudos que comprovam como as mulheres têm um estilo natural de liderança proveitoso para o mercado, e como as empresas, ao perceber isso, tem aberto mais oportunidade para as mulheres. Essas oportunidades de alcançar altos cargos têm trazido mais lucro e mostra ser uma inovação no mercado de trabalho. Adotou-se, como metodologia de estudo, a pesquisa bibliográfica e documental, sendo a coleta de dados realizada com base na revisão de literatura científica.

Palavras-chave


Mulheres. Mercado de Trabalho. Igualdade de Gênero. Womenomics.

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