Última alteração: 2019-12-10
Resumo
Diante do crescimento do mercado de produtos orgânicos e a necessidade de busca de melhores hábitos alimentares pelas pessoas, tem-se a necessidade de estudos aprofundados acerca dos fatores influenciadores para o consumo de orgânicos, buscando entender quais são as motivações destes consumidores e como estão relacionadas aos seus hábitos alimentares. Diante disto, o presente trabalho tem como intuito analisar as motivações de compra dos consumidores de orgânicos a partir da compreensão do que estes mais valorizam no momento da escolha de seu alimento, utilizando como fundamento a teoria da cadeia de meios e fins, que tem como finalidade o estudo do comportamento do consumidor a partir de atributos concretos (preço e aparência dos produtos), abstratos (sabor e qualidade), fatores psicológicos (sentimento de segurança ao se alimentar), valores instrumentais (longevidade, viver de forma mais equilibrada), e valores terminais (tranquilidade e felicidade). Durante a fundamentação teórica foi realizada uma análise exploratória da literatura em temas como: Produtos orgânicos, consumo consciente, agricultura familiar e orgânica e marketing. A partir deste levantamento foi elaborado questionários, disponibilizado pelo Google Forms, obtendo 30 respostas validas. Os resultados apontam que as principais intenções de compra de produtos orgânicos se dão ao incentivo de uma alimentação saudável e ao autocuidado, em segundo plano observa-se aspectos de consumo consciente e o sentimento de responsabilidade com o meio ambiente. Ao final, acredita-se que esta pesquisa contribuiu com novas proposições e perspectivas acerca do setor de alimentos orgânicos e a importante necessidade de novas formulações de padrões de consumo mais sustentáveis.