Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE A PARTIR DAS BASES DE PESQUISA
Amanda Silva Rocha, Marilí Vieira

Última alteração: 2020-01-15

Resumo


A formação de professores tem sido tema gerador de diversas reflexões durante a formação docente inicial. Para além deste tema, há ainda preocupações com relação aos desafios da prática docente, e até mesmo com relação ao cotidiano da vida de um profissional de educação. Partindo de uma visão crítica focada nos professores, pode-se refletir acerca de questionamentos, como quem são, quais as suas motivações, dificuldades, desafios, e em especial, sua formação, e sua atuação nesse cenário, já que este gera impactos diretamente sobre os alunos e, consequentemente a escola, a Educação, a sociedade. Diante do quadro apresentado até então, buscou-se fazer uma revisão do que tem sido publicado sobre o tema na 1ª década do século XXI, e apresentar um levantamento bibliográfico da produção teórica sobre formação de professores. Objetivou-se, também, buscar referências acerca da Educação Básica no Brasil, bem como analisar as atuais discussões acerca do assunto, através de levantamento sobre formação de professores na primeira década do século XXI. Este trabalho de Iniciação Científica serviu de base para muitas reflexões acerca da formação de professores. Por elencar autores como Nóvoa e Tardif, além de trazer os resultados de pesquisa em forma de fechamento, poderá servir de base para trabalhos futuros. Ao final, estão elencados quais referenciais estão sendo mais utilizados e qual a contribuição deste trabalho para a Educação.

Palavras-chave


Formação de professores. Bases de dados. Pesquisa bibliométrica.

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